OPINIÃO

Campanhas Preventivas sobre o uso do álcool na direção.



 As ações de cunho preventivo e educativo são de fundamental importância para as campanhas. Os slogans nas imagens e utilização de frases curtas contribuem a persuadir as pessoas a terem novas atitudes, que através do impacto que causa, contribui para a rápida fixação na mente do público.
As imagens apresentadas nas campanhas têm o objetivo de chocar o espectador. Ao observá-las, há a transmissão da ideia do que pode acontecer na mistura de álcool e direção, porém nem todos têm a mesma sensibilidade sobre os riscos de acidentes de trânsito. Contudo, reduzir o índice de mortalidade é um trabalho efetivo e conjunto de todos: sociedade, governo, iniciativa privada, educadores e família.
É um tipo de comunicação unilateral. Logo, a comunicação só se realizará se a recepção da mensagem tiver prevalência sobre o comportamento dos condutores. Os jovens do sexo masculino, especialmente entre 15 a 29 anos, não recepcionam a mensagem como era de se esperar, para eles são acontecimentos banais. 
Dados da OMS apontam que para cada morte no trânsito, 11 pessoas ficam sequeladas, 38 são internadas e 380 precisam ser atendidas em emergências. A maioria das mortes no trânsito são causadas por motoristas alcoolizados ou drogados, seguidas pela falta do cinto de segurança e excesso de velocidade.
As campanhas devem ter um caráter permanente. Também poderiam ser mais explicativas, mostrando o efeito do álcool no sistema nervoso dos indivíduos. Para Fernando Pedrosa, especialista em prevenção e segurança no trânsito, conduzir um veículo é tarefa que requer habilidade e prudência. "Esses requisitos são facilmente anulados após o motorista ter ingerido bebida alcoólica", explica.
No Brasil, a bebida alcoólica é a substância psicoativa mais usada e seu consumo tem várias consequências: os reflexos tornam-se lentos, interferindo na capacidade de avaliar riscos e dirigir com segurança, pois seu tempo de reação a percepção da velocidade e dos obstáculos, por exemplo, são amplamente reduzidos; limita a visão periférica; diminui as barreiras morais, o condutor perde a autocrítica e negligencia perigos, entre outros. Porém, as pessoas não conhecem, ou não dão importância, as causas do efeito do álcool sobre o usuário, e, sim, apenas as consequências, já tão divulgada.

Texto elaborado por Ivani Ventura - Bacharelanda do Curso Segurança no Trânsito. Agente de Trânsito do Recife. Cidadã consciente de seus direitos e deveres. 
Por favor, ao publicar o texto ou fragmento, cite a fonte!
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons . 
Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra.

Um comentário:

  1. Ivani,Mainha adorou o blog! ;)
    uma ótima iniciativa,incentivando a segurança nas ruas e no trânsito.

    abraços!

    p.s.:Camilla Capano,filha de Conceição.

    ResponderExcluir

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).