sexta-feira, 24 de junho de 2011

GM's Recife Garantem a Mobilidade no São João

Quando fala-se em festejos juninos logo pensamos em forró, quadrilhas, comidas típicas, animação. O nordeste é a região brasileira que mais se identifica e festeja o Santo Antônio, São João e São Pedro, transformando-se em imenso arraial. A ordem é extravasar a alegria! Em verdade essa é uma festa de tradição e reafirmação das raízes nordestinas. As cidades interioranas são as que mais se destacam na organização dessa festa, a exemplo de Caruaru-PE e Campina Grande-PB, promovendo o maior e mais bonito evento popular do país, quiçá do mundo.

A cidade do Recife, assim como todas as cidades do nordeste do Brasil, também tem um festejo junino grandioso e bastante democrático. Só para ter uma ideia, são, pelo menos, seis polos oficiais de animação disponibilizados e mantidos pela Prefeitura, sem contar os inúmeros arraiais que são montados nos bairros da cidade. Os polos oficiais são os seguintes: Sítio da Trindade; Pátio de São Pedro; Polo Arsenal do Forró; Arraial da Tomazina; Arraial da Refinaria Multicultural de Peixinhos e o recentemente inaugurado Parque Dona Lindu. No Geraldão (Ginásio de Esportes) está sendo realizado o concurso de quadrilhas matutas e há, também, muito forró nos mercados livres da cidade.

A multiculturalidade é a marca registrada do São João da capital pernambucana. As manifestações culturais mais comuns são as quadrilhas juninas, o autêntico forró pé de serra, os grupos de dança de xaxado e côco, apresentações de mamulengos, a confecção e degustação de comidas típicas, além das atividades religiosas dessa época. Serão 335 artistas cantando velhas e novas edições da musicalidade nordestina em reafirmação aos valores culturais da região.

E com tudo isso acontecendo na cidade do Recife, a partir do dia 08 de junho ao final do mês, a Prefeitura teria que disponibilizar grande quantidade de servidores para garantir segurança e êxito nos eventos. Para garantir a mobilidade nos entornos dos polos de animação junina, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está empregando mais de 350 Guardas Municipais/Agentes da Autoridade de Trânsito do Município que se revezam para dar fluidez ao tráfego viário. É com muito empenho e esforço que esses profissionais tentam minimizar o desconforto gerado pela grande convergência de veículos e pessoas que procuram diversão naqueles locais, conferindo-os as áreas disponíveis para estacionamento e disciplinando-as de modo a não interferir no trânsito, especialmente nos deslocamentos dos moradores dessas localidades.

Pelas razões acima, e tantas outras, estamos parabenizando os Agentes de Trânsito (Guardas Municipais) pela coragem, dedicação e profissionalismo com que encaram as questões da mobilidade viária na Cidade do Recife e pela sensatez na colaboração desse importante segmento cultural popular, os Festejos Juninos.






Confira outras informações dos Festejos Juninos no Recife clicando sobre o link abaixo!


Confira outros temas clicando sobre:

Emprego das GMs no Trânsito das cidades

A Mobilidade é destaque do São João-Gravatá 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).