quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mortes de crianças no trânsito diminuiram desde a lei da cadeirinha

     Com o uso das cadeirinhas - obrigatório desde 2010 - o número de mortes de crianças no trânsito apresentou uma queda de mais de 20% no período de um ano.



Um estudo divulgado pelo Ministério Da Saúde comprova a importância das leis que ajudam a prevenir acidentes. Com o uso das cadeirinhas - obrigatório desde 2010 - o número de mortes de crianças no trânsito apresentou uma queda de mais de 20% no período de um ano. O uso da cadeirinha é obrigatório desde setembro de 2010, quando o Denatran definiu o modelo adequado para cada idade. As crianças com até
um ano tem que ser transportadas no bebê conforto. As que tem entre 1 e 4 anos devem usar um modelo mais ajustado ao banco. As crianças entre 4 anos e 7 anos e meio devem usar o assento de elevação, com o cinto de segurança.
“Não reclama mais não. Pelo contrário. Quando está sem, chama a atenção”, garante a dona de casa Naiara Franco Mendes.
Um estudo feito pelo Ministério da Saúde, um ano depois que a lei da cadeirinha entrou em vigor, mostrou uma queda de 23% no número de mortes de crianças de até 10 anos em todo o país. Foi a primeira vez, depois de seis anos consecutivos, que houve redução nesse tipo de morte.
O estudo também revela que as principais vítimas fatais são as crianças de até dois anos: 32% do total. Ao todo, 42,5% dos óbitos acontecem nos fins de semanas e 23,9% nos meses das férias escolares.
O perigo também vem com as exceções. Como permitir que a criança fique fora da cadeirinha nos trajetos mais curtos.
“A criança fica extremamente vulnerável, ela fica solta como se fosse uma bola. Então, qualquer freada, essa criança é projetada para frente. Ela pode ter lesões de medula, ela pode ter fraturas, ela pode vir a óbito”, aponta Marta Silva, Coord. Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde.
Transportar crianças soltas no carro, fora da cadeirinha é infração gravíssima. Dá multa e sete pontos na carteira. Mas o que é pior aumenta o risco de morte dos pequenos. Risco que os filhos da advogada Carla Marques não correm. “A cadeirinha nem sai do carro. Nem o bebê conforto. Questão de segurança. Morro de medo. Tanto que os dois já saíram do hospital no bebê conforto”, afirma.
O descumprimento das normas da lei da cadeirinha prevê multa de quase R$ 200, perda de sete pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até que o assento seja colocado.
Fonte: Bom Dia Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).