quarta-feira, 26 de junho de 2013

As Manifestações Populares e o Tráfego Viário

Por Ivani e Altino Ventura     


Se por um lado as manifestações são um ato de protesto em favor de nossos direitos, por outro lado vários condutores estão sofrendo com a falta de fluidez no trânsito, devido aos protestos cada vez mais constantes.

Nos últimos dias, manifestantes interditaram, e
continuam interditando, as principais vias e rodovias das grandes cidades em todo país. Bloqueios que levam em média quatro horas (4h) para o tráfego normalizar, causando desconforto e aborrecimento aos condutores de veículos que, em muitos casos, calculam os prejuízos do tempo parado e das despesas com as cargas.

Além disso, há também as depredações de placas de sinalização de trânsito, paradas de ônibus, viaturas de serviço, semáforos e equipamentos de fiscalização (lombadas e fotossensores) que são patrimônios públicos e os prejuízos contabilizados serão custeados pela própria sociedade, todos nós, os contribuintes.

Em destinos variados, os motoristas ficam reféns destes atos. Grande parte deles estão exercendo sua profissão e necessitam realizar entregas de cargas relevantes, como por exemplo, produtos perecíveis (alimentos), remédios, oxigênio para hospitais, entre outros. Sem contar àqueles profissionais que após um dia inteiro de trabalho necessitam do transporte público para reencontrarem-se com seus familiares, bem como refazerem suas energias no seio doméstico.

Os motoristas estão cada vez mais estressados com as vias congestionadas, melhor dizendo, interditadas, e o reflexo disso começa a surgir nos noticiários. Em Ribeirão Preto/São Paulo, um jovem morreu atropelado por condutor que fugia da mobilização. Já em Cristalina/Distrito Federal, duas mulheres foram atropeladas e morreram pelo mesmo motivo. Esses fatos refletem a ansiedade e o nervosismo que os condutores estão enfrentando os protestos, apesar de não terem desculpas para tais comportamentos desumanos. Porém, nunca se sabe quem está na condução dos veículos, se um cidadão tolerante, abusado ou, mesmo, um criminoso.

Avalia-se que essa onda de protestos pelo país, apesar de constituir uma garantia constitucional (CF/88 – Art. 5º - XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização...), tem penalizado o cidadão pelo cidadão, ou seja, se todos são vítimas do sistema político e financeiro nacional, os manifestantes, pelo ato de protestar, estão fazendo com que as demais vítimas – motoristas, trabalhadores, estudantes, etc. - sejam penalizadas duplamente com as interdições viárias, acarretando prejuízos a circulação pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).