sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cinto de Segurança Salva Vidas!

por Ivani Ventura

“O cinto de segurança
Ele tem muito valor
Quem não gostar de usar
É chamado de infrator
Quando ele é parado
Se faz de pobre coitado
Chama o guarda de Doutor”

Trecho do Cordel
 “Antes de Dirigir tome uma dose de consciência”
Autor: Davi Teixeira. (http://www.daviteixeira.com.br/)


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, “é obrigatório o uso do cinto de segurança para o condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.”

Cinto de Segurança é um equipamento obrigatório nos veículo e sua utilização adequada salva vidas. É muito comum, diante dos noticiários sobre acidentes de trânsito com vítima, notar que alguém foi arremessado(a) do automóvel, provavelmente, este alguém não estava utilizando o cinto de segurança. Seu emprego também é relevante no banco traseiro, pois dependendo da velocidade do veículo, o indivíduo poderá ser projetado para ou sobre o banco dianteiro, ferindo ou matando as pessoas que estão a sua frente.

A negação da utilização do cinto pelo condutor ou passageiro representa uma infração de trânsito de natureza grave, 5 pontos na CNH, e a  penalidade,  multa no valor de R$ 127, 69, neste caso. Valor é infinitamente irrisório para as consequências da não utilização.  A questão não é apenas uma quebra de regra social no trânsito, mas, também, um custo adicional que trará ao sistema público de saúde pela negligência comportamental. Além disso, o primeiro a sofrer, em se tratando de acidentes de trânsito, é a própria pessoa que não está usando esse equipamento. O cinto não é obrigatório por acaso, sua função primordial é salvar a sua vida e a dos seus familiares.


             Por isso, tome uma dose de consciência e utilize o cinto de segurança!

Este vídeo mostra a importância de se usar o cinto de segurança 
no banco traseiro. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).