JC TRÂNSITO // ALERTA
Números relacionados a acidentes de moto preocupam comitê de monitoramento do trânsito
Publicado em 15.08.2011, às 13h43
Comitê se mostrou bastante preocupado com números de acidentes e óbitos relacionados aos motociclistas
Foto: Vanessa Silva/ NE10
Diariamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano Recife realiza de 100 a 120 atendimentos. Desses, 50% dos casos de acidentes envolvem motociclistas, ou seja, 25% no número total. Mensalmente, esse número chega a cerca de 940. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa, durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, criado há cerca de um mês pelo Governador Eduardo Campos.
Entre outros aspectos, o Comitê discutiu as medidas que serão utilizadas para controlar e tentar reduzir esses acidentes, tratados já como um problema de saúde pública em Pernambuco. O grupo trabalhará, inicialmente, sobre dois pilares: educação e fiscalização.
De acordo com o diretor de Fiscalização e Engenharia de Trânsito do Detran-PE, Sérgio Lins, o número de motos em circulação tem crescido consideravelmente no estado e de forma inversamente proporcional à preocupação com a segurança na condução. Em 1990, havia 33 mil veículos de duas rodas motorizados no território pernambucano. Em 2010, passaram a 640 mil (20 vezes mais). De janeiro a julho deste ano, já foram emplacadas mais de 59 mil motocicletas e a expectativa do órgão é que, a quantidade de novos motociclistas no estado chegue a 110 mil.
"Infelizmente, isso não reflete uma maior preocupação do condutor com a sua própria segurança nem dos outros no trânsito. Em uma pesquisa realizada por nós este ano, constatamos que 48% das motos em circulação precisavam de reparos imediatos e, pior, em equipamentos elementares de segurança, como faróis e retrovisores", alertou.
O Comitê - que conta também com a participação de deputados - manterá acompanhamento semanal das ações e iniciativas para conscientização dos condutores, além dos números e balanços de acidentes. Mensalmente, esses dados serão repassados ao Governo, que irá monitorar todo o trabalho.
Fonte: NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:
Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.
O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).