segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Todos Somos Pedestres

Por Ivani Ventura

Em algumas cidades do Brasil, hoje (08 de agosto) é comemorado o dia do pedestre. Este dia serve para conscientizá-los sobre seus deveres e direitos, como: atravessar na faixa de pedestre e ter o direito de finalizar a travessia mesmo que o semáforo abra para os carros. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 70, Parágrafo único, “nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.”

Este dia também pode servir para alertar os condutores sobre o respeito aos pedestres - ator mais frágil do sistema, como consta no parágrafo 2º do art. 29 do CTB, “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”


Segundo Daros, Presidente da Associação Brasileira de Pedestres – “Ser pedestre é uma condição intrínseca a todos os seres humanos e os papeis de passageiros e condutores são privilégios resultantes da motorização do trânsito.” Porém observamos que falta acessibilidade, iluminação e espaço em nossas calçadas e fiscalização para fazer cumprir as leis de trânsito. As principais infrações que comprometem a segurança dos pedestres são: não dar preferência às pessoas na faixa apropriada; não aguardar o pedestre completar a travessia e deixar de dar atenção a ele nas conversões.



Diante deste cenário surgem os acidentes de trânsito, e o mais grave deles o atropelamento, que tem se constituído em umas das principais causas de mortes em nosso país. Os automóveis são os principais causadores de atropelamentos, seguidos pela motocicleta, caminhões e ônibus. Este conflito é gerado pela pressa e pela falta de gentileza no ambiente em que veículos e pedestres interagem, preponderando sempre àquele (mais forte) ao invés desse (mais fraco).



Dicas para Pedestres

  • Atravesse sempre na faixa de segurança. Sempre pela direita da faixa.
  • Mesmo na faixa, olhe para os dois lados e mantenha a atenção.
  • Na faixa de pedestre sem semáfaro, a vez é de quem está a pé, mas com o devido cuidado.
  • Na hora de atravessar a faixa, dê sinal para os motoristas, levantando o braço.
  • Embora você tenha preferência na faixa de segurança, somente inicie a travessia quando os veículos estiverem parados.
  • Crianças e pessoas idosas devem ser ajudadas no momento de atravessar a rua. Segure as crianças pelo punho para não escorregarem.
  • Procure atravessar sempre em locais sinalizados, usando as faixas de pedestres ou passarelas.
  • Nunca atravesse em curvas, túneis, pontes e viadutos, o motorista pode não o enxergar.
  • Se estiver em grupo, ande em fila única.
  • Nas rodovias, ande pelo acostamento e em sentido contrário aos veículos.
  • À noite ou em dias de chuva, todo cuidado é pouco. O conselho é que você utilize roupas claras para ser melhor visto e, ao atravessar uma via, guarde mais espaço entre você e o veículo em movimento. 
Fonte das dicas: DETRAN/PARÁ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).