Em mais uma atividade realizada pelo DETRAN/PE em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, foi apresentada a pesquisa “Consumo de álcool e os acidentes de trânsito”, no auditório da Escola Pública de Trânsito Paulo Amaro Maia Cassundé. Os palestrantes
Ana Glória Melcop (Coordenadora do Centro de Prevenção às Dependências e Coordenadora Geral da Pesquisa) e o Superintendente Geral do IMIP Gilliatt Falbo apresentaram os dados da pesquisa e conclusões.
A pesquisa inédita foi patrocinada pelo Ministério da saúde e Prefeitura do Recife. Foi desenvolvida pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) em parceria com o Centro de Prevenção às Dependências (CPD). E também, contou com a colaboração dos Agentes de Trânsito da CTTU (Guardas Municipais do Recife), realizada em 2009.
Desenvolvida em seis capitais brasileiras (Recife, Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Curitiba). Recife destacou-se por ser a mais abrangente em sua coleta e os métodos utilizados, nas outras cidades foi utilizada a escala de Glashow, já na capital de Pernambuco, a Escala de Severidade de Trauma. Porém, o maior consumo de álcool registrado foi em Recife com 36%.
A conclusão da pesquisa recomenda uma série de medidas para serem adotadas pelo Poder Público e a Sociedade:
1 – A integração de Políticas Públicas e comprometimento da sociedade;
2 - Considerar o consumo de álcool para os diversos atores;
3 – Avaliar melhor as condições das vias e veículos;
4 – Envolver as empresas de transporte coletivo;
5 – Investir em capacitação para os Agentes de Trânsito;
6 – Dedicar mais atenção ao uso de equipamentos de Segurança;
7 – Priorizar a Formação e educação do Pedestre;
8 – Aperfeiçoar o atendimento pré-hospitalar.
Se quiser verificar o conteúdo da pesquisa na integra é só clicar na frase:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:
Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.
O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).