quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pernambuco: 2 milhões de veículos


Estado atingiu marca na última quarta-feira e os técnicos estão muito preocupados

Publicado em 01/09/2011, às 07h31

Roberta Soares


A sociedade do automóvel está crescendo em Pernambuco. O Estado, agora, possui uma frota de dois milhões de veículos. Ou seja, para cada 4,4 habitantes, um é proprietário de um carro. O veículo de número dois milhões foi emplacado na quarta-feira (31), no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE). Não é apenas um número. É um marco. Para alguns, simboliza o desenvolvimento, o crescimento econômico de Pernambuco e do seu povo. Para outros, é um alerta, um sinal de perigo. Um momento de reflexão, de se questionar: e agora, com tantos carros, como ficará a mobilidade da população?



A invasão de automóveis em Pernambuco está tão rápida que o emplacamento do carro de número dois milhões aconteceu antes do tempo. Deveria ser em outubro ou mais para o fim do ano. Mas o Detran-PE tem registrado uma média de 20 mil veículos por mês no Estado, mil ao dia. De quarta (31) para quinta (1º), por exemplo, mais de 500 automóveis foram regularizados no órgão. Ao chegar a dois milhões de veículos, Pernambuco passa a ter a segunda maior frota veicular do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, que até julho tinha 2.470.166.

E a realidade é ainda mais preocupante do que mostram os números. Eronides Bezerra, gerente de registro de veículos do Detran-PE, lembra que pelo menos 70% desses dois milhões de carros estão circulando na Região Metropolitana do Recife, que ainda recebe veículos de outros Estados. A capital e as cidades do Grande Recife, inclusive, acompanham o crescimento. Até no máximo a próxima semana, a Região Metropolitana deverá alcançar o registro de um milhão de veículos. Até ontem a frota estava em 996.523. O Recife, sozinho, tinha 557.117 veículos. "Enquanto nós emplacamos mil carros por dia, entre 100 e 200 veículos de outros Estados são transferidos para Pernambuco. Ao mesmo tempo, uma média de um veículo sai do Estado por dia. É muito desproporcional."

E, pelo ritmo do crescimento da frota, em pouco tempo Pernambuco estará batendo novos recordes. Foram quatro décadas para formar uma frota de um milhão de veículos e, em menos de uma (nove anos), ela duplicou no Estado. Em 1961, eram 28.961 carros registrados no Detran-PE. O emplacamento do carro de número dois milhões virou um evento no órgão, inclusive com a participação da presidente, Fátima Bezerra. O veículo, um Nissan, recebeu a placa PEE-2000, e já ganhou as ruas. É mais um de milhares que ainda virão.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).