sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O comportamento do condutor


Por Ivani Ventura

Os usuários do sistema (representado pelo homem) junto com os veículos (algo que se move) e as vias (que levam de um lugar ao outro) são os três elementos essênciais do trânsito. Porém, o condutor é o que tem mais influência em todo o sistema. Seu comportamento pode gerar
congestionamentos e insegurança no trânsito.

É comum verificarmos em nossas vias, respeito às leis de trânsito quando há a presença do Agente, porém em sua ausência, na maioria das vezes, o que presenciamos é uma desordem. Condutores que avançam o sinal vermelho ou transitam no acostamento, gerando comportamentos arriscados. Outros, que fecham o cruzamento na troca de semáforo ou estacionam em locais proibidos, inviabilizando a fluidez. Por isso, o condutor deverá conhecer as normas que regem o trânsito; ter uma postura cidadã, mais correta e segura, porquanto, adotados esses comportamentos influenciará na diminuição de acidentes de trânsito.
Com o desenvolvimento do país, falta de investimentos em transporte público, facilidade de pagamento e redução de impostos para a compra do automóvel representam agravamentos dos engarrafamentos. Uma expressiva parcela dos condutores tem veículos apenas para ostentação, utilizam seus veículos para pequenos percursos. Porém, a carona solidária é um comportamento adotado por alguns motoristas e tem contribuído para a redução de veículos nas vias. O DETRAN/SP informou que se todos dessem carona para ir ao trabalho ou à escola, ocupando os cinco lugares, ¼ da frota atual que circula nos horários de pico deixariam de circular.
Diante desses fatos, podemos perceber que a atitude do condutor pode provocar as melhoras que o trânsito necessita. Ou simplesmente, transformá-los no caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).