domingo, 23 de setembro de 2012

Semana Nacional do Trânsito


Por Ivani Ventura


Nesta semana ocorre a Semana Nacional do Trânsito que tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. Em todo país desenvolvem-se diversas atividades para conscientizar a população sobre o risco do excesso de velocidade, principalmente, os jovens de 18 a 25 anos, principais vítimas fatais.

O Brasil vive uma epidemia de acidentes de trânsito e a principal causa
é o excesso de velocidade, a falta de planejamento aliada à pressa do dia a dia, levam os motoristas a ter condutas de desrespeito às leis de trânsito, apenas para ganhar alguns minutos, que muitas vezes acabam em uma tragédia.

De acordo com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, em 2011, foram investidos mais de R$ 200 milhões pelo Sistema Único de Saúde somente para o primeiro atendimento de urgência de vítimas de trânsito. “Esse é um recurso importante, que poderia ser economizado para investir em outras ações. Com essa verba, poderíamos construir, por exemplo, 100 novas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, ampliando a assistência emergencial em várias regiões do país”.

Os acidentes de trânsito trazem um grande custo à sociedade, pois são verbas que poderia também atender a educação, por exemplo, e simplesmente, são gastas no primeiro atendimento aos acidentados. Na sexta-feira, 21, foram disponibilizados mais recursos, autorizados pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 12, 8 milhões ao Projeto Vida no Trânsito, que permitirá às capitais e estados ampliar as políticas de prevenção de mortes no trânsito por meio da qualificação das informações de óbitos, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações a partir de fatores de risco, como velocidade e consumo de álcool.

Porém, apesar da iniciativa a sociedade tem que se conscientizar que a segurança do trânsito depende de nossas ações, somos responsáveis pela PAZ NO TRÂNSITO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).