terça-feira, 8 de novembro de 2011

5 ideias para fazer a lei seca funcionar


Como evitar que motoristas bêbados fiquem impunes e continuem a matar no trânsito
Por Rodrigo Cardoso, Paula Rocha, Michel Alecrim e Luciani Gomes


O Brasil possui uma legislação que dificulta a redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Nem mesmo a Lei 11.705, a chamada Lei Seca, que entrou em vigor em meados de 2008 para frear o ímpeto de brasileiros que insistem em guiar sob o efeito do álcool, tem conseguido conter o avanço desse tipo de tragédia. É fácil identificar o porquê. Está disseminado no País o sentimento de que é possível combinar a bebida com a direção sem que haja punição.

sábado, 5 de novembro de 2011

Trânsito é responsável por mais de 40 mil mortes no Brasil

Ministro alerta para epidemia de lesões e óbitos no trânsito. Em 2010, país registrou 145 mil internações no SUS, o que representou R$ 190 milhões em atendimentos.

Os brasileiros estão morrendo mais em acidentes com transporte terrestre, principalmente quando o veículo é motocicleta. É o que aponta o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, cujos dados de 2010 revelam: 40.610 pessoas foram vítimas fatais, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas. Em nove anos (de 2002 a 2010), a quantidade de óbitos ocasionados por acidentes com motos quase triplicou no país, saltando de 3.744 para 10.143 mortes.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cidadãos poderão notificar Detran sobre estacionamento irregular


A Câmara analisa o Projeto de Lei 1560/11, do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), que permite aos cidadãos prejudicados notificar as autoridades de trânsito sobre veículos estacionados indevidamente, para que o motorista irregular seja punido.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Embriaguez ao volante é CRIME




POR PROF. DENIS DE SOUZA LUIZ

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, na sessão do dia 27/11, o Habeas Corpus (HC) 109269, impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. O crime está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, mas o juiz de primeira instância absolveu o motorista por considerar inconstitucional o dispositivo, alegando que se trata de modalidade de crime que só se consumaria se tivesse havido dano, o que não ocorreu.

A Defensoria Pública pedia

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dicas para andar de moto no trânsito urbano

Por infomoto – Por André Jordão


Evite andar fora do corredor que os carros estão acostumados a vê-lo: o da esquerda

Nunca esquecerei a primeira vez que pilotei uma motocicleta na cidade de São Paulo. Já se passaram dez anos, mas a sensação continua viva dentro de mim. Hoje, conduzir uma moto no caótico trânsito paulistano faz parte da minha rotina e o emaranhado de carros apressados já não me assusta como antes. Aliás, por falar nisso, renomados pilotos de motovelocidade já me confessaram que trocam o guidão pelas quatro rodas quando precisam encarar a hora do rush na metrópole.
Na verdade, o perigo é iminente a bordo de uma moto. O piloto deve sempre antever o perigo e usar equipamentos de segurança, para que os riscos sejam minimizados. É a boa e velha pilotagem defensiva e o uso racional do veículo. Bons capacetes, jaquetas, luvas e botas ajudam a proteger o motociclista, mas esse texto tem como objetivo alertar, prevenir; partindo do pressuposto que sempre é melhor do que remediar.
Sei que a maioria das dicas abaixo já são velhas conhecidas de muitos, todavia não custa sublinhar os atos mais simples, a fim do motociclista aprender realmente o que não se deve fazer no