sábado, 17 de setembro de 2011

Semana Nacional de Trânsito 2011


A partir deste domingo (18) inicia-se a Semana Nacional do Trânsito que vai até o dia 25. O tema deste ano “Juntos, Poderemos Salvar Milhares de Vidas” faz referência a Década de Ação pelo Trânsito Seguro (2011/2020) proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas – para reduzir os índices de mortalidade nas vias em todo o mundo. Como não poderia deixar de ser, em todo o Brasil, esta semana será dedicada à divulgação do tema. Podemos pontuar algumas ações, em especial, aqui no Recife, o DETRAN-PE promove diversos eventos no Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem. Terão algumas palestras no Teatro Luiz Mendonça e uma Feira de Conhecimentos voltados ao assunto. Como exemplo da importância da proposta, no próximo dia 23 (sexta-feira), o sociólogo Eduardo Biavati, especialista em
segurança no trânsito, fará uma palestra sobre o tema Desafios da década de ação pela segurança viária”. Ainda no mesmo dia, terá início a XI Feira de Educação de Trânsito.

Queremos lembrar apenas que “Educação” tem haver com “Respeito ao Próximo”, é saber que o outro também tem direitos e que o sistema viário das cidades não foram projetados apenas para veículos. Valemo-nos da parte inicial do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu art. 1º, § 1º: Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. (grifo nosso)


Cronograma

19, às 7h30
(atividade interna) Culto e entrega de prêmio Trânsito é Vida, conferido aos funcionários
Sede do Detran
20, de 9h às 10h30
Palestra Álcool X Acidentes, com Ana Glória Melcop
EPT – Detran
20, 21 e 22
Blitzes educativas em bares
Diversos
23, às 9h
Abertura VII Seminário de Educação de Trânsito
Parque D. Lindu
23, às 9h30
Palestra com Eduardo Biavati (SP)
Parque D. Lindu
23, às 10h15
Palestra com Diza Gonzaga (RS)
Parque D. Lindu
23, (12h às 18h)
XI Feira de Educação de Trânsito
Parque D. Lindu
24 (12h às 18h)
XI Feira de Educação de Trânsito

25 (12h às 18h)
XI Feira de Educação de Trânsito

25, às 8h
Passeio ciclístico
Quartel Derby


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).