quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Agentes de Trânsito portarão armas para defesa pessoal


Por Ivani Ventura 
(Blog MobiliSeg)

“Agentes de trânsito do DF usarão pistolas imobilizadoras - TASER”. Ao se depararem com essa notícia veiculada no Bom Dia Brasil, que foi ao ar em 12 de outubro de 2011, muitas pessoas se perguntaram, para quê???



Infelizmente, o Brasil não possui a cultura da cidadania e da urbanidade nas interações sociais do trânsito. Poderemos visualizar isso nas crescentes estatísticas de acidentes de trânsito em nosso país ou verificar nas milhares de infrações cometidas em desrespeito ao espaço urbano, como, estacionar sobre calçada, por exemplo – que é um verdadeiro ato de incivilidade e falta de solidariedade.

Boa parte dos condutores não dão o devido valor ao que aprendeu na sua formação para as relações da mobilidade, poucos interessam-se pela legislação de trânsito. E para piorar, assumem comportamentos agressivos porque encaram essas relações como disputas de espaços e poder, além de quererem sempre levar vantagem sobre os outros usuários das vias, especialmente sobre os Agentes de Trânsito que são os profissionais responsáveis para fiscalizar o tráfego, promover a segurança e a fluidez deste universo tão complexo.

Tramita nas casas legislativas federais um Projeto de Lei (PL 3624/2008) de autoria do Ex-Deputado Tadeu Filipelli, que propõe a concessão ao porte de armas aos integrantes dos quadros de pessoal da fiscalização dos departamentos de trânsito.

Contudo, façamos uma reflexão! Por que será que o Agente de Trânsito necessita portar algum tipo de armamento para defesa pessoal no exercício de sua função? Será por capricho? Ou porque estão sendo vítimas de agressões por parte dos condutores infratores?

As polícias utilizam armamentos porque lidam em confrontos com criminosos, agora, será que os infratores da Legislação de Trânsito estão se transformando em bandidos contumazes?

Clique sobre o vídeo abaixo e assista a matéria veiculada no Bom Dia Brasil (Rede Globo) de 12/10/2011.

2 comentários:

  1. Olá, faço parte da tão "famigerada" classe dos agentes de trânsito e infelizmente sei de experiência própria que por muitas vezes necessitamos do apoio da Guarda Municiapal ou da Policia Militar pois novamente digo infelizmente a arma intimida digo infelizmente pois não precisava disso, nunca o uso de violência foi solução para nada, mas muitos condutores infratores utilizão destes métodos, principalmente contra agentes do gerenero feminino, uma arma taser seria uma aliada, esperamos que apenas a presença da arma ja mantenha a pessoa mais contida e com isso não precisando nem ao menos utilizar a arma.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um agente de trânsito municipal e estou representando os companheiros da categoria de minha cidade. Estou pesquisando sobre projetos de porte de arma para agentes de trânsito (PL 3624/08). Acontece que ao aplicar o CTB, nós somos ameaçados e até mesmo agredidos fisicamente, isto quando não atentam contra nossa integridade física, até mesmo com o uso de arma de fogo, sendo que, o Estado não tem meios para prover a nossa segurança no exercício do serviço público . E quando vamos até a delegacia o delegado sempre tenta arquivar ou desqualificar o crime e encontramos dificuldades para registrar ocorrência. Acredito que se os agentes de transito portarem arma de fogo durante o serviço, poderão fazer as abordagens com mais propriedade, que é o que ocorre com a polícia militar por exemplo. Já trabalhei em eventos onde diversos motociclistas passavam por nós, agentes de trânsito, sem capacete e empinavam as motos, mas nós nada pudemos fazer (ficamos intimidados até mesmo para notificar os infratores), e quando a polícia militar chegou (apenas 2 policiais), enquanto eles estiveram no local, por 10 minutos, os motociclistas respeitaram a presença dos policiais. Como é que os agentes irão fazer a retenção de uma motocicleta que esteja com uma criança de colo, por exemplo? Aqui em Itapecerica da Serra, nós fiscalizamos o transporte alternativo e temos de abordá-los quando há irregularidade, sendo que nos arriscamos, já que muitos motoristas são hostis. (Isto ocorre em muitas cidades do Brasil)...

    Por favor, analisem os projetos de porte de arma para agentes de trânsito (PL 3624/08) e lembrem-se que nós representamos o Estado na aplicação e fiscalização das leis de trânsito e somos agentes da lei.

    "O Estado delegou aos agentes de trânsito atividade que outrora era estrita da Polícia Militar, mas os deixou a mercê de sua própria sorte no exercício da função"

    Obs. 1 - Eu já fui agredido fisicamente no exercício da função, muitos de meus colegas de categoria já foram agredidos. E quando registramos a ocorrência, a autoridade policial não enquadrou o crime de lesão corporal em concurso com o desacato a funcionário público, mas apenas como agressão (lesão corporal) sem qualificação.

    Obs. 2 - Precisamos que seja aprovada a PEC 55/2011, que disciplina a carreira dos agentes públicos responsáveis pelo policiamento de trânsito, em âmbito municipal. Pois a nossa categoria não tem assento na Constituição Federal em vigência.

    David Marques - Agente de trânsito de Itapecerica da Serra - SP.

    ResponderExcluir

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).