sexta-feira, 24 de junho de 2011

GM's Recife Garantem a Mobilidade no São João

Quando fala-se em festejos juninos logo pensamos em forró, quadrilhas, comidas típicas, animação. O nordeste é a região brasileira que mais se identifica e festeja o Santo Antônio, São João e São Pedro, transformando-se em imenso arraial. A ordem é extravasar a alegria! Em verdade essa é uma festa de tradição e reafirmação das raízes nordestinas. As cidades interioranas são as que mais se destacam na organização dessa festa, a exemplo de Caruaru-PE e Campina Grande-PB, promovendo o maior e mais bonito evento popular do país, quiçá do mundo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A Mobilidade é destaque do São João de Gravatá 2011

   Estivemos em Gravatá nesse fim de semana – dia 18/06 - para curtir a programação do São João 2011. Nessa noite subiram ao palco do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar as Bandas Capim com mel, Calypso e Brasa do Forró e também o cantor Marcos de Lima.  O resultado de shows gratuitos versus grandes atrações é um trânsito caótico (pelo menos é o que se espera). Contudo, não foi o que vimos no município de Gravatá, que fica no estado de Pernambuco, apenas 80Km de distância da Capital Recife.  O acesso é realizado pela Rodovia Luiz Gonzaga (BR 232), já duplicada.


   As principais vias e acessos da cidade estavam muito bem sinalizados, em se tratando de trânsito. Havia inúmeras placas de regulamentação: PROIBIDO ESTACIONAR (R-6a), retrorrefletivas, fixadas em cavaletes, o que facilitaram a fluidez do tráfego.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Não há mobilidade nas cidades limitando o uso das Bikes

O sucesso da implementação de planos de mobilidade no trânsito tem um elemento extremamente importante: “a circulação não-motorizada”. A bicicleta (bike) é um instrumento essencial para o fortalecimento de um transporte mais acessível. Representa um veículo individual que mais atende ao princípio da igualdade, pois proporciona a equidade no uso do espaço público, também favorece a inclusão social por ter um preço relativamente barato e de manejo fácil, além de promover a sustentabilidade ambiental.

As maiorias das cidades brasileiras não se preocupam em acomodar as bikes com o mesmo empenho dedicado aos automóveis. Metade dos transportes motorizados efetuam deslocamentos inferiores a 5 Km e, ainda, são responsáveis por mais de 50% das emissões de poluentes nas cidades, o que causa sérios problemas a saúde da população.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O ditado popular “de moto para morto só falta o R”, revela um grande problema na utilização desse meio de transporte.


Em decorrência do aumento da frota, facilidade de financiamento, rapidez de ultrapassar os congestionamentos, baixo consumo de combustível e um preço mais acessível do que a maioria dos automóveis, as motocicletas se tornaram um meio de transporte bastante utilizado. Por essa razão, os números de acidentes de trânsito (ATs) envolvendo-as estão cada vez mais frequentes. 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nota de Falecimento do GMR Afonso

   Faleceu na noite de 05 de junho de 2011 o Guarda Municipal do Recife  Guilherme AFONSO Leite Filho. Atualmente ele estava lotado na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), exercendo a função de agente da autoridade de trânsito do município.

   O que provocou a morte de Afonso foi mais um acidente de trânsito envolvendo motocicleta na cidade. Segundo informações, ele retornava a residência transitando com sua motocicleta no início da avenida Caxangá, sentido cidade/subúrbio, quando um veículo (GM/Ágile) desviou de um possível buraco e atingiu lateralmente (abalroamento longitudinal) a moto de Afonso, projetando-o contra um jarro de concreto construído na plataforma de embarque e desembarque de passageiros (parada de ônibus). Afonso ainda foi socorrido para um hospital da cidade mas não resistiu aos ferimentos. O corpo será conduzido para o município de floresta, interior de Pernambuco, onde será sepultado, provavelmente, no dia 07. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Guardas podem multar, diz MPPE

Recife, terça-feira, 31 de maio de 2011 – Diário de Pernambuco

Promotores não acataram denúncia de inconstitucionalidade na ação de agentes municipais no trânsito

Os guardas municipais do Recife podem atuar como agentes de trânsito, sim. A decisão preliminar foi tomada por dois promotores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que analisaram uma denúncia, feita na semana passada, questionando a constitucionalidade de os guardas terem competência para fiscalizar e aplicar multas. O promotor de Defesa do Direito Humano ao Transporte do Grande Recife, Humberto da Silva Graça, alegou que a Constituição Federal delega aos municípios o poder de se autorregulamentarem. O MPPE, porém, vai instaurar procedimento para colher mais informações junto à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Caso acatasse a denúncia, o que ainda não está completamente descartado, o MPPE poderia anular mais de 600 mil multas, no Recife, desde 2007.