quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campanha Paulista




Recentemente a prefeitura de São Paulo começou uma campanha para reduzir o número de atropelamentos na cidade. O que já era regra em várias cidades do mundo agora chega à São Paulo. Quando houver a faixa de pedestre, sem o sinal luminoso (semáforo), o pedestre poderá parar o trânsito de veículos com um simples aceno de mão. Se o pedestre levantar o braço ainda na calçada, pare e dê passagem. Mas fique esperto: um olho no pedestre e outro no espelho retrovisor porque quem vem atrás pode não perceber sua ação! Muito tempo atrás, no Rio de Janeiro, parei em um semáforo para pedestre e levei uma batida por trás! O motorista ainda reclamou afirmando que “ninguém pára nestes semáforos!”.

Mas como toda ação criada sem o devido estudo, as determinações municipais já começaram a gerar confusões. Já se vê pedestre fazendo sinal de mão em faixas equipadas com semáforo específico. Quando houver o sinal luminoso, prevalece a regra universal: hominho vermelho parado, fica na calçada; hominho verde andando, atravesse!
Outra situação que já vem causando incidentes diz respeito à conversão à direita. Segundo determina a lei “Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista atravessando a transversal é infração grave, sujeita a 5 pontos na carteira de habilitação e a uma multa de R$ 127,69. O que ficou faltando nessa regra? Informar se vale para vias expressas, ruas, grandes avenidas e se na transversal tiver, ou não, o sinal luminoso! Imagine um carro parando na faixa da esquerda de uma grande avenida de mão única para aguardar os pedestres atravessarem a faixa! Faltou mudar as faixas de pedestre de lugar, tirando da esquina! Aguarde para breve muitas colisões.
Para nós motociclistas é uma temeridade parar na via lateral da marginal, por exemplo, tornando-nos um alvo fácil para motoristas de veículos pesados. Antes de criar essa regra também era necessário analisar a mudança do local da faixa.
Outra regra que será intensificada é parar sobre a faixa de pedestre. Mais uma vez esqueceram de mudar a faixa de local, porque em muitas esquinas só é possível observar a rua transversal se o veículo estiver em cima da faixa! Como saber se vem um caminhão pesado sem colocar o carro ou a moto sobre a faixa de pedestre?
Em suma, estas leis foram criadas pensando em algum outro lugar que pouco tem a ver com São Paulo. Essas leis não são novas e só estão sendo lembradas para tentar trazer um pouco de civilidade na maior cidade que receberá jogos da Copa do Mundo em 2014. O objetivo é tentar adequar nossos motoristas ao padrão dos turistas internacionais.
Claro que são muito bem vindas e inclusive acompanhadas de outras, mas merecia um pouco mais de cuidado na redação dos textos (para variar) e na observação do atual status da cidade. Algumas faixas precisão mudar de lugar urgentemente sob risco de corrigir de um lado e estragar de outro.
Uma regra que criaria imediatamente é punir da forma mais severa possível – incluindo prisão em flagrante – todo motociclista que deliberadamente trafegar na calçada como forma de driblar o trânsito. INCLUSIVE OS MOTOCICLISTAS DA POLÍCIA! Acho um crime rodar de moto pela calçada sob qualquer pretexto. Deveria receber uma punição com perda imediata da carteira de habilitação e multa pesadíssima.
E não pense que essa atitude é exclusiva de motoboys, porque cansei de ver donos de BMW, Ducati e Harley-Davidson trafegando solenemente pela calçada como se fosse uma extensão da rua.
Faixa de pedestre – Pintou a faixa, fique ligado, se não houver sinal luminoso (semáforo) a preferência será sempre do pedestre, especialmente nas conversões à direita. Sim, mas fique de olho no retrovisor também, porque alguém pode não perceber a redução de velocidade! Quando não houver semáforo, se o pedestre levantar o braço é sinal de que vai atravessar. Pare a moto e espere, porque é a vez dele!
Fora da faixa – Uma facilidade proporcionada pela moto é circular nos corredores, entre os carros. Redobre a atenção quando passar ao lado de ônibus e caminhões porque pode surgir um pedestre de repente. Uma dica: fique de olho até por baixo dos veículos pesados porque pode-se ver as pernas dos pedestres!
Ponto de ônibus – Quando se aproximar de ponto de ônibus ou estação de metrô fique ligado porque alguém pode estar mais apressado do que parece! Geralmente o pedestre corre olhando para a frente, olho nele!
Escolas – A lei já determina que se reduza a velocidade em área escolar, mesmo assim fique esperto porque nos quarteirões próximos têm maior movimentação de pessoas, especialmente crianças.
Carros – Um dos problemas atuais no trânsito é a película solar escura nos carros. Antes os motociclistas podiam ver o pedestre através dos carros. Hoje não é possível, por isso fique mais ligado ainda porque seu campo de visão está limitado. Mantenha distância porque o motorista pode frear para o pedestre sem que você perceba.
Moto-faixas – A novidade que veio para ficar – e crescer. São faixas exclusivas para circulação de motos. Mas alguns pedestres ainda não estão acostumados e se confundem quando vêem os carros parados. O farol aceso é lei, mas usar um capacete de cor clara e coletes refletivos também ajudam a ser visto pelos pedestres.
O que diz a lei:
Os principais enquadramentos e multas que serão intensificados em São Paulo são:

- Deixar de dar preferência a pedestres/ciclistas na faixa a eles destinada (gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53)

- Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista que não haja concluído a travessia (gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53)


- Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista atravessando a transversal (infração grave, 5 pontos, R$ 127,69)

- Parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso (média, 3 pontos, R$ 85,12).
Fonte: Web Motors

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