terça-feira, 16 de agosto de 2011


JC TRÂNSITO // ALERTA

Números relacionados a acidentes de moto preocupam comitê de monitoramento do trânsito

Publicado em 15.08.2011, às 13h43

fd41e9185dd7244bc29fb2e8a056048c.jpg
Comitê se mostrou bastante preocupado com números de acidentes e óbitos relacionados aos motociclistas
Foto: Vanessa Silva/ NE10

Diariamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano Recife realiza de 100 a 120 atendimentos. Desses, 50% dos casos de acidentes envolvem motociclistas, ou seja, 25% no número total. Mensalmente, esse número chega a cerca de 940. Os dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa, durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, criado há cerca de um mês pelo Governador Eduardo Campos.

Outro dado alarmante apresentado na reunião tem relação com os óbitos provocados por acidentes de moto em Pernambuco. De acordo com o médico João Veiga, representante da Secretaria Estadual de Saúde, de 2009 a 2010 o número de mortes por esta causa cresceram 17% no Estado e a estimativa para este ano é que as mortes aumentem ainda mais, chegando a 23% do total de acidentes.

Entre outros aspectos, o Comitê discutiu as medidas que serão utilizadas para controlar e tentar reduzir esses acidentes, tratados já como um problema de saúde pública em Pernambuco. O grupo trabalhará, inicialmente, sobre dois pilares: educação e fiscalização.



De acordo com o diretor de Fiscalização e Engenharia de Trânsito do Detran-PE, Sérgio Lins, o número de motos em circulação tem crescido consideravelmente no estado e de forma inversamente proporcional à preocupação com a segurança na condução. Em 1990, havia 33 mil veículos de duas rodas motorizados no território pernambucano. Em 2010, passaram a 640 mil (20 vezes mais). De janeiro a julho deste ano, já foram emplacadas mais de 59 mil motocicletas e a expectativa do órgão é que, a quantidade de novos motociclistas no estado chegue a 110 mil.

"Infelizmente, isso não reflete uma maior preocupação do condutor com a sua própria segurança nem dos outros no trânsito. Em uma pesquisa realizada por nós este ano, constatamos que 48% das motos em circulação precisavam de reparos imediatos e, pior, em equipamentos elementares de segurança, como faróis e retrovisores", alertou.

O Comitê - que conta também com a participação de deputados - manterá acompanhamento semanal das ações e iniciativas para conscientização dos condutores, além dos números e balanços de acidentes. Mensalmente, esses dados serão repassados ao Governo, que irá monitorar todo o trabalho.



Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).