quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Maior Ônibus do Mundo no Recife

Por Altino e Ivani Ventura
Fotos: Altino Ventura

Está sendo apresentado nesta manhã – 10 de agosto - aos usuários do transporte coletivo do Recife e Região Metropolitana, o ônibus MEGA BRT.  O MEGA BRT é o maior ônibus do mundo, fabricado pela NEOBUS/VOLVO. O veículo é articulado, parecido com os ônibus “sanfonas” que conhecemos aqui no Recife, porém sua capacidade é superior, podendo levar até 250 passageiros. Tem 2,6m de largura; 2,20m de altura interna e 20m de comprimento – podendo chegar a 28m quando torna-se biarticulado. Ainda possui área reservada a cadeirantes, espaço para transportar bicicletas, sistema GPS, câmbio automático, retrovisores com câmeras, ar-condicionado, entre outros recursos. Não resta dúvida que este tipo de veículo no transporte público proporcionará mais conforto aos usuários.


Quem tiver interesse poderá vê-lo em frente ao Palácio do Campo das Princesas, Praça da República s/nº, bairro de Santo Antônio, onde ficará estacionado nesta manhã. Ontem à tarde, o MEGA BRT já esteve circulando nas ruas do Recife, saindo do Cabanga Iate Clube e percorrendo por várias vias da área central da cidade.
Contudo, será que apenas os ônibus serão capazes de minimizar os problemas da mobilidade enfrentados pela população? E ainda, atrasos? Lotação? Será, também, que os usuários vão respeitar as áreas destinadas ao assento preferencial do idoso e do deficiente físico? E as bicicletas, como transportá-las em ônibus lotado?  
E não é só isso! Observamos, dia após dia, investimentos em altas tecnologias, mas, infelizmente, na educação do povo pouco é feito. Basta acompanhar de perto o que acontece nos terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), as pessoas avançam uma sobre as outras para conseguir adentrar ao ônibus.  Será que, para mudar essa cultura antissocial o Poder Público terá que usar a força policial?
Mudança cultural e educacional acontece com pesados investimentos em sensibilização, a fim de as pessoas entendam a importância do respeito ao outro e pelas normas que regem a sociedade.

Transportes de melhor qualidade e com mais conforto, SIM!
Investimentos em educação para que haja mais respeito entre as pessoas, AINDA MAIS!
Só assim teremos uma sociedade em harmonia com os anseios de um Brasil mais justo e melhor para todos!

Um comentário:

  1. Compartilho esses pensamentos de que só mudamos o mau comportamento da sociedade com investimentos pesados em educação, no respeito ao próximo, na valorização da vida. Estamos apresentando um projeto ao orçamento participativo da criação de uma entidade desportiva de ciclismo e recreação. O esboço do projeto será disponibilizado para apreciação e discursão. Ventura, Gostaria que você desse sua opinião, ela será importante para melhoria e afinamento dessa proposta.

    GM Soares

    ResponderExcluir

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).