segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mais acidente com moto


  
Publicado no Diário de Pernambuco 
Por Adaíra Sene


    A evolução do número de motos nas ruas não tem freio, tampouco os índices assustadores de acidentes causados por negligência dos condutores. Enquanto mais de 16 milhões de motocicletas circulam pelas ruas do país, em Pernambuco, a cada três dias morrem quatro pessoas em acidentes envolvendo o veículo. O estado, que é o 5º colocado no ranking nacional de vendas do veículo, tem hoje 35% de sua frota sobre duas rodas. O crescimento descontrolado revela uma realidade trágica. Por volta das 15h de ontem, o motofretista Renan Agripino de Carvalho, de 27 anos, fazia uma entrega para a China In Box do bairro de Casa Caiada, em Olinda, quando colidiu com um Gol. Por sorte, o homem só torceu o tornozelo. Ele é um sobrevivente na estatística cruel divulgada pela Sociedade Brasileira de Medicina de Tráfego que indica: para cada morte em acidente de moto, restam 5 internações.

Há um ano, o caderno especial O Caminho Sem Volta, publicado no Diario de Pernambuco, detalhava a dura realidade do tráfego de motociclistas no Nordeste. Na edição de ontem, o alerta do ano anterior foi intensificado pela previsão feita em estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Para cada 7,6 milhões de novas motos nas ruas, mais 8 mil mortes de motociclistas. Renan Agripino não se enquadrou na previsão. Com capacete e em baixa velocidade, ele conseguiu se salvar. O condutor do Gol (placa LCM-6410), sargento da Aeronáutica, que não quis se identificar, admitiu que o susto foi tão grande que pensou que o motoqueiro tivesse morrido. “Na hora, não dá para você entender ou pensar em nada. O sinal abriu, mas a avenida é mão dupla. Eu dei o sinal, ia entrar, um carro parou para mim e eu fui. Não vi a moto”, explicou.

 O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Jornalista Luiz de Andrade com a Avenida José Augusto Moreira, em Casa Caiada, exatamente na esquina da Pronto Olinda, onde o motofretista recebeu atendimento antes de ser encaminhado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. Para o perito Alcides Buarque, do Instituto de Criminalística, os dois condutores tiveram parcela de responsabilidade no acidente. “Não foi nada grave, mas o motoqueiro estava mais rápido do que deveria. Ele arrancou quando o sinal abriu e faltou cautela para o motorista do Gol. Ele não poderia ter entrado sem ter certeza de que vinha outro veículo”, explicou.

Falta de cautela e de equipamentos de segurança são decisivos para tornar o acidente em fatal. Para o diretor de fiscalização do Detran/PE, Sérgio Lins, o capacete é ferramenta imprescindível, mas o tráfego é feito por todos. Entre as notificações mais corriqueiras está a ausência do capacete e o excesso de velocidade.

Saiba mais:

A cada hora, morre um motociclista no país*

São mais de 9 mil mortes por ano*

Se a tendência atual prosseguir, 18 mil motociclistas perderão a vida daqui a dez anos.

 Durante a década, serão mais de 140 mil mortes diretamente relacionadas ao uso de motos 

As vendas dos veículos de duas rodas aumentaram 18% entre o primeiro semestre de 2010 e o deste ano.

O Nordeste representa 35,6% do consumo de motocicletas no Brasil.

Pernambuco é 5º estado que mais consome motos no ranking nacional.

Para cada 7,6 milhões de novas motos nas ruas, mais 8 mil mortes de motociclistas 

40% dos motociclistas optaram pelo veículo de duas rodas para substituir o transporte público

*Dados do Ministério da Saúde com base em pesquisa feita em 2009


Equipamentos de segurança obrigatórios:

Capacete para o condutor e para o passageiro

Viseira abaixada ou óculos de proteção

Retrovisor

Sapato fechado


Fonte: Publicada no Diário de Pernambuco no dia 15 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar por favor leia as instruções abaixo:

Atenção: O MobiliSeg é democrático, porém os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. Evite erros de português ao escrever; seja culto e agregue valor ao post com seu comentário e não escreva totalmente com letras MAIÚSCULAS.

O MobiliSeg reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (anônimos).